Esportes
Tendência

Morre Adilson “Maguila” Rodrigues, lenda do boxe brasileiro, aos 66 anos

  
Maguila foi um dos grandes nomes do boxe no Brasil.

 

Adilson “Maguila” Rodrigues, um dos grandes nomes do boxe brasileiro, faleceu nesta quinta-feira (24) em São Paulo, aos 66 anos. O ex-pugilista enfrentava complicações de uma encefalopatia traumática crônica (ETC), também chamada de demência pugilística, doença causada pelos inúmeros golpes na cabeça durante sua carreira no esporte.

A morte foi confirmada por sua esposa, Irani Pinheiro. “Ele acabou de falecer”, afirmou em contato com o UOL. Maguila estava internado há quase um mês em um hospital de São Paulo após a descoberta de um nódulo no pulmão. Ele havia sido transferido para a capital após morar em uma clínica em Itu, no interior paulista.

Nascido em Aracaju (SE), Maguila se inspirou em ícones do boxe como Eder Jofre e Muhammad Ali, mas começou sua trajetória em São Paulo, para onde se mudou aos 14 anos em busca de trabalho como ajudante de pedreiro. O início de sua vida na cidade foi marcado pela pobreza extrema, como ele relembra no documentário “Maguila”, de Galileu Garcia, lançado em 1987.

Maguila se consolidou como referência no esporte sul-americano, vencendo adversários memoráveis como James “Quebra-Ossos” Smith, Daniel Falconi e o holandês Andre van den Oetelaar, a quem nocauteou em uma revanche no Parque São Jorge, São Paulo.

O ex-boxeador deixa um legado no esporte e uma história de superação, mas passou seus últimos anos lutando contra uma doença degenerativa que afetou gravemente sua saúde.

Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar