Cidades

Baixada Santista pode mudar de fase no ‘Plano São Paulo’ e reabrir comércio

Estado anunciou que região poderá ser reclassificada da fase vermelha para a laranja, que permite a retomada econômica com restrições, mas alerta que situação pode permanecer a mesma caso critérios não sejam atendidos.

O Governo do Estado de São Paulo, em reunião nesta sexta-feira (29) com o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), representado pelos prefeitos de Santos, Itanhaém e Peruíbe, chegou ao entendimento, após a apresentação de leitos na região e a inclusão na aferição do estado, de que a Baixada estaria, neste momento, classificada na fase 2 (laranja) do ‘Plano São Paulo’, que indica o controle da situação e traz a possibilidade da abertura de comércios com restrições.

No entanto, o estado alerta que a situação pode permanecer a mesma caso critérios não sejam atendidos. O anúncio oficial da mudança ou não de fase ocorrerá na próxima quarta-feira (3).

Na última quarta-feira (27), o Governo do Estado havia anunciado a prorrogação da quarentena restritiva por 15 dias, a partir da próxima segunda-feira (1º), para a Baixada Santista, Vale do Ribeira e Grande São Paulo. As três regiões foram consideradas zonas de alerta máximo (fase vermelha) de casos do coronavírus, e com isso deveriam continuar apenas com serviços essenciais abertos.

Porém, os nove prefeitos da Baixada Santista se reuniram por videoconferência na quarta-feira e solicitaram ao estado que revisasse o estudo que impedia a flexibilização da quarentena na região durante a pandemia da Covid-19. Segundo argumentado pelo presidente do Condesb e prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, a análise continha informações que não reproduzem a realidade regional.

Os prefeitos, então, apresentaram dados regionais ao estado, com o intuito de conseguir a mudança. Nesta sexta-feira, o Governo de São Paulo divulgou que poderá ocorrer a reclassificação da região para a fase 2. A consolidação será feita, com todos os dados e critérios que compõem o Plano São Paulo, na próxima terça-feira (2), para todo o estado, e será divulgada na quarta-feira, às 12h30.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, a população deve ficar atenta e evitar falsas expectativas. Segundo ele, a situação pode mudar até a próxima terça-feira. Nesta sexta-feira, porém, com a inclusão de novos leitos de UTI, a região já teria condições de ir para a fase laranja. Vinholi, porém, afirma que o anúncio oficial será feito apenas na próxima terça, e que, até lá, as coisas podem não evoluir.

“Todos os dias os índices vão evoluindo, tanto positivamente quanto negativamente. A intenção é essa, que os prefeitos possam incluir mais leitos. Eles vieram hoje, apresentaram leitos, isso entra na nossa base de dados para aferição de terça-feira. Mas é impossível cravar o que vai dar, porque são cinco itens avaliados. Não sabemos quantas pessoas vão precisar de UTI nesses próximos dias”, diz Vinholi.

Coronavírus na Baixada Santista

Até a última atualização divulgada pelas prefeituras, os municípios da região somavam mais de 7 mil casos e 400 óbitos causados pelo vírus. São mais de 2 mil casos suspeitos, 40 mortes sob investigação e mais de 4 mil pacientes que se recuperaram do coronavírus.

Comentários do Facebook

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar