Desde o dia 1º de janeiro, a Secretaria de Saúde de Itanhaém realizou 1.145 atendimentos de casos de virose, somando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e UPA Infantil. Os principais sintomas da doença são dores abdominais, náusea, vômito, diarreia e tontura.
Por apresentarem maiores riscos de complicações, os serviços de saúde como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e as Unidades de Saúde da Família (USF) devem ser priorizados para pacientes em situação de maior vulnerabilidade, como crianças, idosos e indivíduos com doenças crônicas ou condições debilitantes.
Pessoas que não se enquadram nessas condições podem adotar medidas caseiras para aliviar sintomas leves e promover a recuperação. Entre as recomendações estão: repouso adequado, ingestão de líquidos para garantir a hidratação, manter-se em ambientes bem ventilados e consumir alimentos saudáveis que reforcem o sistema imunológico.
Para evitar a doença é recomendado que não se consuma alimentos de origem desconhecida. Também é essencial observar bem a higiene de estabelecimentos comerciais, além de sempre consumir água filtrada.
COMÉRCIO IRREGULAR – A Prefeitura intensificou a fiscalização contra o comércio irregular nesta temporada de verão. Alimentos vendidos em condições inadequadas de armazenamento e manipulação podem ser potenciais veículos de contaminação.